Dez ideias sobre minimalismo para qualquer um entender

“Dez ideias sobre o minimalismo para qualquer um entender” é uma proposta didática, criada com o objetivo de apresentar esse estilo de vida a qualquer pessoa que deseja viver de maneira simples e significativa.

Você sabia que cada vez mais pessoas têm aderido ao estilo de vida minimalista?  E é natural que elas encontrem certas dificuldades no início e que façam algumas confusões de ideias. Que este texto possa levar sentido e leveza a todos que estão nessa jornada de autoconhecimento.

O que é minimalismo?

Podemos dizer que minimalismo é remover da nossa vida tudo o que não nos interessa e que está em excesso, para direcionar nossa atenção ao que realmente nos importa e nos traz alegria. No meu livro “Mente Minimalista”, defini minimalismo como a capacidade de exercer o nosso poder de escolha para criar uma vida simples e significativa. Tenho certeza de que as ideias apresentadas aqui levarão mais clareza para a sua mente. Eu escrevi outro texto explicando de forma mais ampla e detalhada o que é minimalismo, para ler clique aqui.

Ideia 1: Minimalismo não é uma questão de quantidade

É preciso tomar cuidado para não transformar o minimalismo em uma competição sobre quem tem menos coisas. Não há nenhum manual de regras que defina um minimalista pela quantidade de coisas que ele tem, nem diploma para quem vive com menos de 50, 100 ou 200 objetos. O objetivo é que cada um defina o que é essencial para si de acordo com a configuração da própria vida.

Ideia 2: Minimalismo não é contra o capitalismo

Esse é um equívoco muito comum e que gera conversas inflamadas sem necessidade. Dizer que o minimalismo é contra o capitalismo é fazer uma análise rasa e, até certo ponto, ingênua. Como atitude política, o minimalismo combate sim os abusos e as distorções do capitalismo. Entretanto, a proposta dele não é romper com o sistema, mas sim refazer a nossa maneira de pensar sobre os valores da vida, influenciando-nos de dentro para fora por meio de um estilo de vida consciente.

Ideia 3: Minimalismo não é contra o consumo

Nós precisamos do consumo para viver, porém o minimalismo defende que esse consumo seja consciente. A postura do minimalismo vai contra o consumismo desenfreado, que promove uma felicidade descartável e produz montanhas de lixo. Contudo, não sejamos hipócritas, como somos também matéria é evidente que o que é material proporciona prazer e felicidade. O problema é o que, o quanto e a qual custo?

Ideia 4: Pobreza não torna ninguém minimalista

Essa também é uma grande confusão, principalmente em países emergentes como o nosso, o Brasil. É um erro afirmar que uma vida em situação de vulnerabilidade econômica é um tipo de minimalismo forçado. O minimalismo é um estilo de vida intencional, de quem decide criar condições para encontrar segurança financeira e bem-estar, por meio de uma simplicidade voluntária.

Ideia 5: Minimalismo não é se privar das coisas

O minimalismo nunca deve andar de mãos dadas com a privação ou a negação das coisas de que gostamos. Ao contrário, a proposta é canalizar energia e foco para conquistar e zelar as coisas que realmente precisamos e apreciamos. Como diz Joshua Becker: “Minimalismo não é remover da nossa vida aquilo que amamos, mas sim remover as coisas que nos afastam daquilo que amamos”.

Ideia 6: O que é “menos é mais”?

O slogan “menos é mais”, tão associado ao minimalismo, não propõe apenas a redução das coisas materiais que estão em excesso na nossa vida. Ele nos indica também a reduzir as atividades triviais e as distrações, a fim de que nós tenhamos mais tempo para as coisas que realmente importam. Ou seja, na prática, é reduzir de maneira consciente o que pode afetar nossa saúde e nos trazer aborrecimento, estresse, esgotamento mental, insegurança financeira e desgaste nos relacionamentos. Em suma: menos carga e preocupação e mais clareza e vitalidade.

Ideia 7: Minimalismo não é falta de ambição

Minimalismo não é um monte de gente sem vontade de fazer mais nada da vida, acomodada com o mínimo que possui. O menos em excesso é um risco que pode tornar-se um vício e criar uma barreira mental que anula a perspectiva, a esperança e a energia vital. Simplificar a vida não é se entregar a uma condição de precariedade econômica ou a uma vida sem propósito. Minimalistas precisam ter ambição para continuar produzindo, prosperando e criando condições financeiras para viabilizar os próprios sonhos. Não confunda ambição com ganância.

Ideia 8: Minimalismo troca coisas por experiências

Independentemente da forma como alguém vivencia o minimalismo, já que há inúmeros caminhos para isso, existe algo em comum. Todo minimalista passa a valorizar muito mais as experiências do que as coisas. Ao livrar-se de toda a carga desnecessária, a nossa mente fica mais leve e atenta para perceber o presente e desfrutar dos prazeres simples da vida junto das pessoas que amamos. É um carpe diem consciente; é viver com a bagagem leve e em estado de gratidão.

Ideia 9: Minimalismo é aprender a viver com o suficiente

Não existe uma cartilha que defina o que é suficiente para todos. O termo “suficiente” é um tanto subjetivo, e seu significado varia conforme as expectativas de cada um. A ideia de suficiência no minimalismo é encontrar o equilíbrio entre o bem-estar individual e coletivo e a preservação do planeta. Nesse sentido, minimalismo não deve tornar-se um estilo egoísta de quem passa a viver à parte do mundo. Siga esta tríade: tenha uma vida regada de autocuidado, empatia e sustentabilidade.

Ideia 10: Minimalismo é uma ideia de vida

E, como ideia de vida, pode ser absorvida por qualquer mente ávida por propósito. Ainda assim, reconhecemos que quem não vive nem com o suficiente tem mais dificuldade para se conectar com a ideia de simplicidade voluntária, visto que ainda está batalhando pelo sustento próprio e da família. Entretanto, é possível. Seria um desperdício ignorar a ideia do minimalismo, pois ele traz um alerta para todos que buscam ascender financeiramente não caiam nas armadilhas do consumismo, vivendo com a sensação de que a vida está girando em falso.

Gianini é autor do livro “Mente Minimalista” e diretor do documentário homônimo disponível no YouTube. Tem como missão ajudar as pessoas a criarem uma vida simples e significativa.

Comentários

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest