“A História das Coisas”: problemas produzidos em linha.

“A História das Coisas” (The Story of Stuff) é um documentário de curta duração (20 minutos), que trata do complexo e problemático fluxo de produção de bens de consumo, mostrando como este, quando feito de modo desmedido e irresponsável, pode implicar em outro tipo de consumo: o de nossos bens naturais, de nossa saúde física e mental e do meio ambiente que necessitamos para sobreviver neste planeta.

A apresentadora, Annie Leonard, de modo ligeiro, porém claro e didático, expõe um resumo de como se dá o processo de produção e consumo de bens e de como, ao se ignorar um fator essencial nesta atividade (a saber, nós, seres humanos) caminhamos, não é de hoje, para uma situação insustentável à vida na Terra.

Parece alarmante. Porque, de fato, é. Destruímos o meio ambiente de modo tão acelerado que teríamos grande dificuldade em repor seus recursos de modo a não termos problemas futuros ambientais e de saúde como um todo. Na verdade, estes problemas já estão nos afetando há muito tempo.

Saber, já sabemos…

Talvez, o grande mérito deste tipo de documentário não seja o de apresentar alguma novidade ou conhecimento oculto.

Grande parte de nós já tem consciência mínima de como isso tudo se dá: o consumo exagerado, incentivado pela propaganda abusiva e obsolescência programada, entre outras coisas, que nos induz a pensar: caso não consumirmos (e ostentarmos este consumo das mais diversas formas) o bastante, seríamos considerados “perdedores”, num sistema centrado na ideia de que “vencer na vida” é acumular o maior número possível de bens.

Extração, produção, distribuição, consumo, descarte, vistos sobre uma ótica que inclui o ser humano no processo de modo crítico, e não apenas como uma espécie de zumbi feito pra trabalhar, produzir, consumir e ignorar sua contribuição para destruição da vida e problemas sérios para gerações futuras, o documentário “A História das Coisas” seria de grande valia para uso como material didático e de apoio a professores e educadores.

E sim, algumas possíveis soluções são apresentadas (aqui, algumas sugestões).

Como já começamos a perceber, nenhuma delas faz sentido sem que seja considerada na equação uma profunda mudança de paradigma.

Se é possível realizar este tipo de mudança a tempo de evitar algumas catástrofes que apontam no horizonte e sem que se mude profundamente a estrutura do sistema a que chamamos capitalismo (a ponto, provavelmente, de termos que considerar outra lógica em seu lugar) é uma discussão fundamental e urgente.

Título: Story of Stuff (História das Coisas)

Autora: Annie Leonard Produção:

Free Range Studios

Ano: 2007 Duração: 20 minutos

————————————————

Comentários

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest