Como viver com mais leveza

Como viver com mais leveza é um dos grandes desejos da sociedade contemporânea. Contudo, também é um grande paradoxo, pois aos invés de ficarem mais leves, as pessoas se sobrecarregam de informação, coisas e compromissos.

Além de ter me tornado minimalista, aprendi que uma das melhores maneiras sobre como viver com mais leveza é livrando-se da inutilidade dos tempos passado e futuro. Desta forma, consigo ficar mais tempo no presente, onde a vida realmente acontece. Contudo, não é tarefa fácil.

Para te ajudar a enfrentar esse desafio, deixarei duas dicas de leitura que fizeram muita diferença na minha.

Dicas de leitura para viver o presente

O Presente Precioso

O primeiro livro que te indico é O Presente Precioso, Dr. Spencer Johnson. O livro conta a história de um homem triste durante anos, mas que descobriu a chave para a verdadeira alegria de viver. O segredo desta felicidade é compartilhado conosco nesta obra tão bela e inspiradora.

Por que indico que comece a leitura por esse livro? São várias as razões: além de ser leve e inspirador, você consegue lê-lo em um dia.

O Poder do Agora

Eckhart Tolle, autor do livro O Poder do Agora, defende que aprender a viver no agora é o melhor caminho para a felicidade e a iluminação. Tolle criou um livro prático que nos ensina a tomar consciência dos pensamentos e emoções que nos impedem de vivenciar plenamente a alegria e a paz que estão dentro de nós mesmos.

O que eu aprendi com essas leituras e a vida

 Que não é força, é jeito. Que não é rápido e nem devagar, é no ritmo. 
Que o desafio é saber conectar-se com o fluxo da vida, respeitando os próprios limites.

Aprendi que a virtude da temperança evita a estupidez, proporcionando domínio próprio diante do caos da vida moderna. E que, quando não cuidamos da nossa mente, a maior turbulência ocorre dentro, e não fora dela.

Quando não vivemos no agora, perdemos a percepção da realidade objetiva, aquilo que é o que é, não o que o nosso ego quer enxergar.

Aprendi que quando não estamos equilibrados, caminhamos para o extremo. Contudo, o extremo tem efeitos tóxicos o suficiente para criar uma mente doentia.

Como viver com mais leveza é um dos grandes desejos da sociedade contemporânea.

Dicas sobre como viver com mais leveza

  • Não tome decisões difíceis com o estado emocional alterado. Primeiro é necessário harmonizar os pensamentos por meio da respiração atenta, afastando-se do local de tensão por alguns instantes, ou quem sabe, dias.
  • Busque o caminho do meio. Isso não significa ficar em cima do muro, ao contrário, o equilíbrio proporciona maior clareza, ficando mais fácil decidir e fazer o que precisa ser feito.
  • Compreenda que equilíbrio é um misto de firmeza e flexibilidade, uma maneira de lidar com os desafios da vida com mais habilidade e resiliência.
  • Tenha coragem e sabedoria para livrar-se de tudo aquilo que te deixa pesado.
  • Enfim, lembre-se que nesta vida você nada trouxe e nada deixará de importante, além do seu legado.

Leveza e minimalismo

Temperança é a virtude dos que vivem mais e com mais plenitude. Enquanto minimalismo é arte de aprender a viver mais com menos. Com isso, podemos apresentar a hipótese de que os destemperados tendem a ter uma vida mais pesada e viver menos, enquanto minimalistas tendem a ter uma vida mais leve e viver mais.

Se tiver que acumular algo na vida, que sejam boas memórias e experiências, pois elas são antídotos para combater as dores inevitáveis que a vida trás. Acima de tudo lembre-se: Ser leve é ser saudável. O quanto vale a sua saúde?

Comentários

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest

CURSO

Estamos criando um curso para incentivá-lo nessa jornada. Faça parte da nossa lista exclusiva: