Ecosofia: uma ecologia para nosso tempo

ecosofia de mafessoli

Com tradução recém lançada por aqui (o original francês é de 2017), o livro do sociólogo francês Michel Maffesoli, trata da urgente necessidade de construirmos uma nova ideia de “Social”, que questione o paradigma aceito do modo como nos portamos em relação ao planeta, nossa casa.

“A obra aborda algumas discussões intencionalmente ignoradas em instâncias oficiais e civis que atuam pela manutenção do status-quo. Uma dessas questões diz respeito, por exemplo, à devastação da natureza imposta pelo racionalismo moderno, mesmo ante as crescentes demandas por ações sustentáveis”.

Uma das críticas de Maffesoli dirige-se ao estabelecimento subversivo que reduz pessoas ao seu valor-trabalho, o que é encoberto por mecanismos de marketing e de treinamentos corporativos. No livro, o autor também assinala a necessidade de reconhecimento do passado enquanto elemento de construção de um futuro próspero, evocando, entre seus benefícios, a necessidade de recordação do homem em comunhão estrutural com a natureza.

“A partir do desenvolvimento e do cultivo da chamada sensibilidade ecosófica, restabeleceríamos, mesmo em meio aos vírus, ao excesso de dados e aos algoritmos, os vínculos perdidos entre o homem e a natureza, entre o corpo e o meio. Com isso, ultrapassaríamos o racionalismo cartesiano e atingiríamos uma solidariedade holística oriunda de experiências comunitárias, estas, sim, fundamentais para mudar as perspectivas atuais de futuro e garantir a sobrevivência da humanidade na Terra.”

Para Maffesoli, é preciso entendermos onde nos perdemos, nos desconectamos de nós e do que nos é essencial. Leitura mais que recomendada.

Ecosofia: Uma Ecologia Para NossoTempo
Autor: Michel Maffesoli (com tradução de Fernando Santos)
Edições Sesc São Paulo, 2021

Fonte: Edições SESC

Comentários

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest