De tempos em tempos surgem conceitos que de algum modo tentam sintetizar tendências presentes em nossa dinâmica sociocultural. Neste espaço, por exemplo: tratamos da F.O.M.O, doomscrolling, Hygee, entre outros.
Segundo alguns, Friluftsliv (que significa, “vida ao ar livre” – incluindo aqui, todas as atividades que permitem entrar em contato com a natureza) teria se transformado em termo de uso mais comum devido a Ibsen (o poeta e dramaturgo de origem norueguesa Henrik Ibsen) em meados do século ao se referir à importância de passar um tempo em lugares remotos para o bem-estar físico e espiritual.
Contemporaneamente, o uso do termo se estendeu e passou a se referir a diversas atividades, tais como: caminhar, praticar esportes ou mesmo passar um tempo sem fazer nada, desde que junto à natureza.
Trata-se hoje em dia de algo que, independente do nome que leve, é praticamente um consenso geral, estar próximo à natureza é algo que associamos, imediatamente, a algo bom. Uma ligeira diferença aqui é o fato de a prática contar com certo apoio oficial e ser incentivada pelos governos de alguns países por meio de isenções fiscais a empresas que incentivarem e investirem em tal prática junto a seus funcionários.
Já a Norsk Friluftsliv (The Norwegian Association for Outdoor Organisations) é composta por 18 organizações voluntárias norueguesas com mais de 950.000 membros e 5.000 clubes e organizações de vida ao ar livre. Cada organização tem seus próprios membros e desenvolve algumas atividades relacionadas a esta prática, tais como:
• promover o uso geral, básico e ecologicamente correto de atividades ao ar livre/natureza de acordo com a prática tradicional norueguesa de como a natureza deve ser usada e promover novas atividades ao ar livre para todos
• promover questões de interesse comum para nossas organizações com o governo e outros relevantes grupos-alvo
• Saúde, prazer e maior compreensão do valor intrínseco da natureza, experimentando a natureza
• promover o direito público de acesso à natureza e facilitar o acesso e uso da natureza
Saiba mais clicando aqui.
para saber mais sobre este e outros assuntos relacionados, Inscreva-se e acompanhe o canal Mente Minimalista no YouTube