Instituto Akatu cria teste para verificar seu grau de consciência enquanto consumidor

A imagem acima foi extraída do site do Instituto Akatu

Para que o denominemos “consciente”, é necessário que algo passe por um processo de reflexão, que é diferente de simplesmente “pensar”, como fazemos durante nosso fluxo de pensamento comum.

Falamos aqui de um tipo peculiar de pensamento capaz de, ainda que momentaneamente, questionar até algumas de nossas certezas mais rígidas, os tais “hábitos”. Podemos chamá-lo também de “pensamento crítico”.

Você costuma refletir, ao menos por alguns instantes, antes de realizar uma compra? E depois da escolha feita e o uso encerrado, pensa em como descartar?

Perguntas fundamentais

Instituto Akatu (link abaixo) lista 6 questões básicas que podem nos guiar no desenvolvimento da prática acima, “no intuito de reduzir os impactos negativos” de nossas escolhas “ao próprio indivíduo, à sociedade e ao meio ambiente”

Por que, o que, como e de quem, comprar? Como usar e, depois, como descartar? São apresentadas respostas a cada uma destas questões, que podem ser bastante úteis e de alcance bem grande.

Que tipo de consumidor é você?

Na mesma página, após o preenchimento de um pequeno cadastro, é possível realizar um teste de múltipla escolha que avalia o seu grau de consciência e comprometimento em relação à questão. E também, a partir do resultado final, obter dicas de como se tornar mais consciente em sua relação com tudo aquilo que consome.

Para saber mais e realizar o teste, clique aqui.

Comentários

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest