Ler, para entender e mudar.

A humanidade, como um todo, atravessa um momento crucial em relação a manutenção do planeta como um lugar saudavelmente habitável. Poucos são os que ainda acreditam que, na tocada em que estamos, deixaremos um lugar melhor para as gerações posteriores.

São muitos os que concordam que, caso não haja uma mudança profunda em nosso modo de pensar e consumir, muito em breve estaremos lidando com sérios problemas ambientais, alguns, inclusive sem retorno.

Neste sentido, toda iniciativa que fomente a informação e conscientização em relação ao problema é bem-vinda.

Um bom exemplo é o livro Amazônia: alternativas à devastação

” Dois anos seguidos, 2019 e 2020, registraram os maiores índices de desmatamento na Amazônia brasileira, tendência que se mantém em 2021…Perder a biodiversidade afeta diretamente a população que vive junto das áreas preservadas, mas também os serviços ecossistêmicos e ambientais que a Amazônia brasileira presta ao país e ao mundo, como indicam vários capítulos reunidos neste livro. Por isso esse tema é tão importante e merece uma reflexão crítica em busca de alternativas a essa situação”

A cerca de dois anos o Grupo de Pesquisa em Ambiente e Sociedade, do IEA-USP, combinando pesquisadores de todo país, discutiu formas de não só combater o desmatamento, mas também de demonstrar iniciativas e experiências em curso que tentam conciliar atividade econômica com a conservação das comunidades da região e da biodiversidade que as cercam.

O livro é organizado pelos professores e pesquisadores do IEA, Wagner Costa Ribeiro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), e Pedro Roberto Jacobi, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE).

Sua leitura nos ajuda a entender a importância da preservação do ecossistema da região não apenas para os moradores locais mais para o país e a humanidade toda.

São diversos autores em uma amostragem bastante completa das questões pertinentes ao assunto e outros correlatos.

O livro se encontra disponível para download na plataforma Portal de Livros Abertos da USP, que disponibiliza um grande acervo gratuito de livros sobre este e diversos outros assuntos.

Autores: Claudio Aparecido de Almeida, Diego Ken Osoegawa, Fabiano Morelli, Gean Magalhães da Costa, Ivani Ferreira de Faria, Ima Célia Guimarães Vieira, Josué da Costa Silva Lubia Vinhas, Luiz Eduardo Pinheiro Maurano, Luiza Muccillo de Barcellos, Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, Neli Aparecida Mello-Théry, Pedro Roberto Jacobi, Roberto Araújo, Wagner Costa Ribeiro.

Link direto para o Livro

Fonte: Jornal da USP


Para saber mais sobre estes e outros assuntos, inscreva-se e acompanhe o canal Mente Minimalista no YouTube.

Comentários

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest