O que você encontrará no livro?
Capítulo 1
Como começar um novo estilo de vida
Uma profunda reflexão sobre porque as pessoas aceitam viver fora de equilíbrio. É um convite para a transformação minimalista, nos ensinando a exercitar o nosso poder de escolha.
Capítulo 2
Transformação Minimalista
É lançado dois desafios e um exercício para a mente identificar geradores de desconforto do estilo de vida atual e os ganhos desejados para o estilo de vida futuro, pós transformação minimalista.
Capítulo 3
As origens do minimalismo
Com a frase inspiradora de Henry D. Thoreau, um dos principias filósofos do século IX, de forma breve visitamos as origens do minimalismo, desde a expressão Minimal Art e as influências dos movimentos artístico nos EUA e em Bauhaus na Alemanha, também passando pelos povos escandinavos e o minimalismo japonês.
Capítulo 4
Decifrando o minimalismo
Neste capítulo correlacionamos o minimalismo com outros pensamentos como o essencialismo e a simplicidade voluntária, trazendo a decodificação do conceito segundo o ponto de vista os principais autores contemporâneos.
Capítulo 5
Mitos do minimalismo
O objetivo desse capítulo é prepara o leitor para ação, corrigindo alguns mitos e removendo crenças limitantes, que teimam em associar o minimalismo à pobreza e uma vida austera, desprovida de conforto, qualidade e bem-estar.
Capítulo 6
O que significa Menos é Mais
A expressão Menos é Mais é atribuída a um arquiteto alemão, professor de Bauhaus. Neste capítulo fazemos uma imersão na formatação de uma Mente Minimalista, levando a refletir sobre a relação do homem com as dimensões tempo, espaço e matéria, descobrindo o caminho do meio para uma vida satisfatória, ou seja, nem pouco, nem demais, apenas o suficiente.
Capítulo 7
Como começar no minimalismo
Neste capítulo avançamos na construção de uma Mente Minimalista, com reflexões e dicas sobre desapego e destralhe consciente. Esse capítulo é para fazer uma virada de chave na mente, respondendo qual é o propósito do leitor com o minimalismo e a diferença de abraçá-lo por circunstâncias da vida ou por uma tomada de decisão consciente.
Capítulo 8
Como ser minimalista
Ser minimalista é um processo de repensar e reeditar nosso estilo de vida. De forma consciente, ou não, todos buscamos alcançar uma qualidade de vida superior. Esse capítulo traz dicas e exercícios para o leitor reeditar o estilo de vida que deseja.
Capítulo 9
Mente Minimalista
Neste capítulo mergulhamos no conceito do mindset de uma Mente Minimalista. Exploramos os conceitos de crenças irracionais e apresentamos 8 pensamentos que ajudam a configurar um Mente Minimalista consciente de si.
Capítulo 10
10 práticas minimalistas para começar já
Este capítulo é um guia prático que estimula o leitor a pôr a mão na massa, criando hábitos minimalistas para sustentar esse estilo de vida. É um passo a passo pragmático e realista que envolve o leitor no processo de transformação da própria vida, considerando os principais aspectos dela.
Capítulo 11
Minimalismo e aprendizagem
Eu defendo que quem adota o minimalismo como estilo de vida abre mais espaço para aprendizagem. Pois a mente fica mais livre e fértil para absorver os conhecimentos necessários para uma vida sóbria e plena.
Capítulo 12
Minimalismo e criatividade
Minimalistas aprendem mais, criam mais e produzem mais, nisso em creio e vivo por experiência. Este capítulo associa o minimalismo aos principais processos criativos, ressignificando o que é criatividade e os benefícios dela em nossas vidas juntamente com o minimalismo.
Capítulo 13
Minimalismo e produtividade
Neste capítulo mergulhamos no conceito de flow e produtividade, a partir de uma mente mais saudável pra processar, interpretar e tomar decisões com mais clareza. Uma mente livre de estresse e mais aberta a aprendizagem e criatividade, propositalmente se torna uma mente mais produtiva.
Todos os capítulos trazem as referências bibliográficas para apoiar a aprendizagem contínua do leitor, além de sempre apresentar no final um desafio e um conjunto de perguntas perturbadoras, que estimulam a reflexão.
Sobre o autor
Gianini Cochize Ferreira aderiu ao minimalismo em 2015 com o objetivo de criar um estilo de vida mais leve e conectado ao presente. Busca equilibrar o bem-estar individual com o bem-estar coletivo, em uma jornada contínua de reflexão e prática sobre o sentido da vida. Paulista, casado e apaixonado por Patrícia Herrera e sua cachorra Dolores, adotada em 2018, Gianini vive atualmente Ilhabela, litoral norte de SP. É professor de pós-graduação na FIA e do Hospital Albert Einstein em São Paulo, coach, palestrante e facilitador de aprendizagem. Como escritor, também é autor dos livros Influência na carreira (2018) e Mindset de mudança (2019). Gianini também produziu dois documentários sobre minimalismo que estão disponíveis em seu canal Vida Plena no Youtube.