Logística reversa?

logística reversa

Praticamente todos produtos que consumimos geram, ao final de seu ciclo de utilização, resíduos que caso não tratados de forma correta podem causar diversos problemas ao meio ambiente e a nós, ocupantes deste meio.

Logística reversa é o processo de gerenciamento dos produtos após o fim do seu ciclo de utilização, visando diminuir, senão neutralizar, seu impacto ambiental. De modo geral, este processo é feito a partir da coleta dos produtos inutilizáveis por parte da própria empresa que os produziu.

“Resíduos dispostos inadequadamente atraem vetores (como os mosquitos) e podem causar doenças, além da possibilidade de causarem contaminação do solo e de corpos d’água, poluição atmosférica quando são queimados, entre outros. De uma maneira ou de outra os resíduos e rejeitos devem ser destinados e dispostos corretamente para que não atinjam negativamente o meio ambiente e, por consequência, a humanidade”.*

A logística reversa pode ser aplicada a praticamente todos os tipos de resíduos, mas é uma prática muito importante no que diz respeito a produtos ou embalagens que representam algum tipo de risco ao meio ambiente ou a saúde pública.

Saiba mais sobre o assunto, aqui.

Fonte: eCycle

Comentários

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest