Lançado em 07 de dezembro de 2020, o documentário “Mente Minimalista”, de Gianini Ferreira, trata de modo muito claro e bastante informativo deste tema tão atual e presente nas redes sociais e na Internet como um todo: Minimalismo.
O documentário combina diversas entrevistas com a apresentação farta de material relacionado ao assunto.
Com depoimentos de pessoas de diversos níveis socioculturais e de relacionamento com o assunto, o vídeo se apresenta como material indispensável não só para pesquisadores do tema, mas também a todos que se interessem por compreender melhor como iniciar seu caminho nesta prática.
Participam das entrevistas minimalistas brasileiros e portugueses que compartilham histórias sobre as razões, os desafios e benefícios do minimalismo, como um estilo de vida que busca equilibrar o bem-estar individual com o bem-estar coletivo.
Além das narrativas pessoais, nos é apresentado farto e rigoroso material sobre o tema, bem como sobre assuntos que estão intimamente relacionados, tais como a necessidade de repensarmos, urgentemente, a maneira como nos relacionamos com o consumo (o modo como adquirimos, usufruímos, acumulamos ou descartamos).
O Minimalismo é apresentado como uma possível opção, capaz de apoiar as pessoas na adoção de um estilo de vida mais consciente, simples e sustentável, focando suas escolhas naquilo que realmente importa em suas vidas.
Trata-se de assunto de importância crucial àqueles que pretendem participar da vida do planeta de modo mais consciente, começando por iniciativas individuais aplicáveis a suas vidas pessoais e ao entorno. Mudança de hábitos cada vez mais urgentes e necessárias.
O documentário – produzido por Gianini Ferreira, que também escreveu o livro de mesmo título – já conta com a importante marca de mais de 735 mil visualizações, está disponível no canal Mente Minimalista no Youtube e conta também, em sua trilha sonora, com participações musicais de artistas brasileiros e europeus.
Info:
“MENTE MINIMALISTA: um documentário sobre minimalismo”
Legendas em português, espanhol e inglês
Tradução para o inglês: André Luís Miranda
Tradução para o espanhol: Jaqueline Thurnher
Duração: 1:30