Minimalismo consciente ajuda o planeta

Adotar o minimalismo consciente ajuda o planeta e faz bem para o nosso bolso e a nossa saúde.

Contudo, por mais que o minimalismo e o consumo consciente tenham crescido nos últimos anos, a distância ainda é grande. Enquanto isso, o planeta e as outras espécies sofrem, vítimas do descontrole humano.

Para manter o mesmo padrão de consumo atual, seria necessário 1,75 planeta Terra. Essa já seria uma boa razão para aderir ao minimalismo.

Minimalismo consciente

O cálculo é feito pela Global Footprint Network, organização internacional que contabiliza o quanto de recurso natural é usado para as necessidades de um indivíduo ou população.

O Planeta Terra atingiu na última segunda-feira (29) o ponto máximo de uso de recursos naturais que poderiam ser renovados sem ônus ao meio ambiente. Em 2019, a humanidade atingiu a data limite três dias antes que em 2018 – e mais cedo do que em toda a série histórica, medida desde 1970.

Todos sabem que os hábitos de consumo da maioria do planeta são insustentáveis, mas na realidade, poucos se importam. Um inconscientemente coletivo, ou poderíamos corrigir chamando de falta de consciência coletiva deve pensar assim: “esse futuro ainda não chegou, e quando chegar, eu não estarei aqui mesmo. No futuro as coisas se ajeitam.”

Como o minimalismo consciente ajuda o planeta?

O minimalismo consciente é que aquele em que a pessoa adere a esse estilo de vida considerando o impacto do seu comportamento de compra no planeta. É simplificar e aprender como viver com mais leveza, tema que tratei em outro artigo aqui no blog.

No Brasil, cada habitante gera em média 1,1 kg de resíduos por dia. O que fazer com ele? Pensando em conscientizar a população, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) incentiva a prática dos princípios dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). 

Além dos 3Rs, seguindo a linha de como o minimalismo consciente ajuda o planeta, sugiro acrescentar mais um R: Recusar

Os 4 Rs do minimalismo consciente

Abordarei os 4 Rs seguindo o grau de importância do maior para o menor.

Recusar

Recuse produtos que vem em embalagens de plástico, prefira as recicláveis como de vidro e metal ou as biodegradáveis. Utilize ecobags ao invés de usar a sacolinha plástica do mercado. Prefira as mercadorias de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente. Além disso, recuse qualquer oferta sedutora de compra de produtos que você não precisa. No minimalismo, o maior poder que temos é o poder de escolha, principalmente o de dizer não sem culpa e de forma consciente.

Reduzir

Reduzir consiste em ações que visem à diminuição da geração de resíduos, seja por meio da minimização na fonte ou por meio da redução do desperdício. Na redução, o objetivo é comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios, adotando um consumo não apenas com consciência ambiental, mas também econômico. Exemplos de atitudes que visam à redução do desperdício são: uso racional da água, economia de energia elétrica e de combustíveis.

Reutilizar

Quando um produto é reutilizado, este é reaproveitado na mesma função ou em diversas outras possibilidades de uso. Assim, papéis, por exemplo, podem ser utilizados em blocos de rascunho ou garrafas podem se tornar objetos de decoração.
Jogamos muitas coisas no lixo que poderiam ser reutilizadas para outros fins. Além disso, vale lembrar que a doação também pode ser uma boa alternativa, pois outra pessoa que necessita pode utilizar aquele objetivo que para você não tem mais utilidade.

Reciclar

A reciclagem envolve o processamento de um material com sua transformação física ou química, seja para sua reutilização sob a forma original ou como matéria-prima para produção de novos materiais com finalidades diversas. Por exemplo, pneus antigos podem se tornar componentes para asfalto ou latas de alumínio podem ser fundidas para darem origem a novas latas.

Que possamos nos responsabilizar pelo futuro do planeta e das próximas gerações agora.

Mais informações do G1

Comentários

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest

CURSO

Estamos criando um curso para incentivá-lo nessa jornada. Faça parte da nossa lista exclusiva: