Qual é a sua crença limitante?

Você sabe que é a sua crença limitante? Todos nós podemos ter no mínimo uma crença limitante que molda de maneira invisível as nossas decisões.

Crenças limitantes são regras globais, rígidas e supergeneralizadas que regem a vida do indivíduo e determinam sua maneira de perceber e entender as pessoas e o mundo. A pessoa considera essas ideias como verdades absolutas ou como as coisas “são”.

Existem duas atitudes, no mínimo, para lidar com crenças limitantes:

1- Reconhecer que elas existem e identificar quais são as nossas.

2- Reformulá-las ou “Reframe”, como sugerem Bill Burnett & Dave Evans no livro Designing Your Life.

Exemplo:

Crença limitante:
“É muito tarde para mudar”.

Reformule:
“Nunca é tarde para criar uma uma mudança alinhada com os nossos valores”.

Essa crença limitante provavelmente já te visitou em algum aspecto da sua vida. Ou quem sabe, há tempos faz morada no seu subconsciente.

Crença limitante bloqueia o nosso desenvolvimento.

Nós tendemos a modelar a nossa vida apoiando-nos em crenças que defendemos. Para alguns, com o avanço da idade fica muito dificil imprimir alguma mudança, mesmo que o desconforto seja alto. Isso ocorrre porque mesmo que algo esteja muito ruim, ” ele é conhecido”.

Não é só o desconforto que pode impulsionar a mudança, podemos mudar porque passamos a enxergar um grande beneficio nisso, ou seja, se sairmos do estado atual em busca de algo que desejamos muito, sentiremos que a mudança valeu a pena.

Resumindo, um grande desconforto e/ou um grande benefício podem impulsionar a mudança. Contudo, no meio disso tudo pode existir uma crença limitante gigante: “É muito tarde para mudar”.

Normalmente associamos essa crença à idade, ou seja, quanto mais velha a pessoa, mais dificil é a mudança. Pronto, acabamos de identificar mais uma crença disfuncional. Percebeu?

Crença limitante: “Pessoas mais velhas são mais difíceis de mudar”.

Reformule: “A resistência à mudança não tem a ver com a idade, mas sim com uma mente que por alguma razão, já se acostumou com as coisas como estão”.

E aí, qual a sua reflexão sobre este texto?

Para saber mais você pode ler o artigo que escrevi neste blog: O que é Mindset? Para ir além, Se guiser entender melhor como se libertar dela,recomendo a leitura do meu livro Mindset de Mudança, disponível somente pela Amazon.

Comentários

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest

CURSO

Estamos criando um curso para incentivá-lo nessa jornada. Faça parte da nossa lista exclusiva: