Rompendo Barreiras: revendo hábitos para um mundo melhor.

O documentário Rompendo Barreiras ( no original, Breaking Boundaries: The science of your planet) aborda, de modo bastante fundamentado e claro, a necessidade de se dar atenção aos problemas do planeta, em particular os relacionados a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

Lançado em 2021, dirigido por Jon Clay e com narração do naturalista David Attenborough, contém várias entrevistas, principalmente com o cientista sueco Johan Rockström, professor de ciência ambiental do Centro de Resiliência de Estocolmo.

Rockström estipula nove barreiras naturais a serem enfrentadas por nossa civilização e analisa cada uma delas as classificando de acordo com seus níveis de urgência (em equilíbrio, sob alerta ou sinais de colapso)

As nove barreiras abordadas pelo cientista são: a camada de ozônio, a acidificação dos oceanos, a disponibilidade de água doce, a poluição da atmosfera, lixo e poluentes, o clima, a cobertura florestal, a biodiversidade e nutrientes (ciclos de nitrogênio e fósforo).

Levando em consideração nosso atual estilo de vida e as emissões de carbono resultantes deste, torna-se impossível pensar nossa sobrevivência em níveis mínimos de qualidade caso nada seja feito no sentido de amenizarmos este quadro futuro nada promissor.

Cada vez mais os efeitos da crise climática serão danosos para milhões de humanos, principalmente no que diz respeito às populações mais vulneráveis.

O importante documentário tem 75 min. e está disponível apenas por streaming (Netflix). Abaixo o Trailer oficial.


Para saber mais sobre estes e outros assuntos relacionados, inscreva-se e acompanhe o canal Mente Minimalista no YouTube

Comentários

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on pinterest