Nos últimos eu li mais de 30 livros sobre minimalismo e para você não perder tempo e dinheiro comprando um livro sem saber se ele realmente é o que você precisa, eu preparei uma seleção dos 10 melhores livros sobre minimalismo que eu já li.
Nessa matéria, além de apresentar a essência de cada livro, no final vou te ajudar a preparar um plano de estudo simples e fácil de colocar em prática.
Deixo um desafio você ler no mínimo 5 desses 10 livros sobre minimalismo ainda em 2023. Por que eu quero estimular você ler mais? Porque nada substitui o poder que um livro tem de transformar nossas vidas.
O PRIMEIRO LIVRO que indico é “Adeus Coisas“, do minimalista japonês, Fumio Sasaki.
Eu comprei esse livro em 2019 quando estive em Portugal. No Brasil ele foi lançado em 2021 com o título “Dê Adeus ao Excesso”. Esse livro se tornou um fenômeno de vendas no Japão. Sasaki traz um relato pessoal e conta que decidiu renunciar a tudo o que não era essencial em sua vida quando percebeu que, com menos coisas, poderia transformar não apenas o espaço à sua volta, mas também conquistar mais tempo e energia para o que vale mesmo a pena.
O autor questiona o conceito de sucesso da sociedade atual. Será que a medida do sucesso se dá pela quantidade de coisas que alguém possui, principalmente em comparação ao outro. Eu concordo com ele, pois essa ideia de sucesso que nos foi vendida se tornou uma das principais causas de sensação de fracasso e frustração. Como eu disse no minidocumentário Como Viver com Menos: “As pessoas estão cada vez mais distraídas, competitivas e agressivas em busca desse padrão doentio de sucesso”.
O livro defende que o minimalismo nos ensina a ressignificar o sentimento de posse, organizar a própria vida, renunciar aos excessos e, assim, ter mais foco sobre o que realmente importa. O livro tem 288 páginas e é de fácil leitura.
Eu gravei uma resenha do livro “Adeus Coisas” no meu canal no YouTube. Para assistir clique neste link.
O SEGUNDO LIVRO da lista é “A Casa Minimalista“, de Joshua Becker.
Este livro é um verdadeiro guia para quem deseja transformar onde mora em uma casa minimalista. O autor argumenta que gastamos muito dinheiro comprando coisas para nossas casas, e muito tempo na organização, na limpeza e na manutenção dessas coisas. Para muitas pessoas são raros os momentos de folga que têm para aproveitarem o aconchego de uma casa limpa e organizada. Porque como vivem em uma casa com excessos, logo a bagunça se instala e em pouco tempo a casa vira motivo de estresse. Portanto, o primeiro passo é a decisão por ter menos coisas, ficando somente o que precisa para que possamos ter mais espaço e tempo para desfrutar bons momentos ao lado da família e dos amigos.
O livro tem 256 páginas e não precisa ser lido na sequência. Por ser um guia prático você ler o capítulo que mais te interessa no momento e aplicar as ideias.
O TERCEIRO LIVRO que recomendo ainda no tema casa minimalista é “Casa em Casa em Ordem, Mente em Paz“, da norte-americana Gretchen Rubin
Por que eu gosto mais desse livro do que o anterior? Porque a ênfase da autora está no minimalismo mental, na paz que uma casa em ordem traz. Todos sabemos que uma casa bagunçada gera muitas brigas e discussões entre os moradores.
A autora enfatiza 4 princípios de liberdade:
- Livre-se já das coisas que não usa
- Livre-se já das coisas que não precisa
- Livre-se das coisas que não gosta
- E livre-se das coisas que não funcionam ou não lhe servem.
Siga esses 4 princípios e liberte a mente para o que realmente importa, pois a ordem exterior contribui em muito para a calma interior.
Este livro tem 223 página e é muito fácil de ler, pois propõe 150 pequenas ações de organização e arrumação da casa.
Eu tenho duas notícias sobre esse livro, uma ruim e uma boa. A ruim é que ele infelizmente ele ainda não foi lançado no Brasil, por isso o preço dele na Amazon é inviável para a maioria dos brasileiros. Agora vamos a boa notícia, eu gravei um vídeo com uma resenha detalhada deste livro no meu canal.
O QUARTO LIVRO da minha lista é “Enough” de Patrick Rhone, que significa “Suficiente”.
Junto com Joshua Becker, Patrick Rhone participou do documentário minimalismo na Netflix. Suficiente é um dos livros mais inteligentes que já li sobre minimalismo. O autor questiona: O que é suficiente? E a resposta é top demais. O suficiente é uma métrica muito pessoal e cada um de nós deve encontrar o que é suficiente para si, oscilando entre menos e mais, até encontrar o que for confortável.
O objetivo, então, não é descobrir o que é, ou será, suficiente para sempre. Isso é impossível. O objetivo é descobrir as ferramentas e estratégias de que você precisa para encontrar o que é suficiente para você agora e fornecer a flexibilidade para se ajustar à medida que as condições mudam. Pois as condições sempre mudam. Por isso que você não deve nunca se comparar a ninguém para encontrar o que é suficiente para você, porque isso pode se transformar em cobiça e te correr por dentro.
O que precisamos é olhar para dentro, para a nossa realidade buscar reduzir ou aumentar o que for necessário para nossa satisfação pessoal.
Infelizmente esse livro é só foi publicado em inglês. Mas, se você não lê em inglês não se preocupe, porque inspirado nesse livro eu gravei um vídeo cujo título é “Como viver com o suficiente”, clique aqui para assistir.
O QUINTO LIVRO é um dos mais importantes da lista, estou falando de “Essencialismo” de Greg McKewon.
A mensagem poderosa o livro é a seguinte:
“O ESSENCIALISTA NÃO FAZ MAIS COISAS EM MENOS TEMPO – ELE FAZ APENAS AS COISAS CERTAS.”
Acontece que pessoas têm dificuldade para assimilar essa ideia, pois a busca pelo suposto sucesso na vida impõe um estilo de vida que valoriza quem está sempre ocupado demais. Mas não precisa sem assim. Se você se sente sobrecarregado e ao mesmo tempo subutilizado, ocupado, mas pouco produtivo, e se o seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, você precisa conhecer o essencialismo e se libertar desta opressão.
O essencialismo é um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.
Recentemente eu fiz uma live e contei como eu apliquei o essencialismo na minha vida. E no mesmo vídeo eu fiz uma resenha profunda sobre as ideias do autor. O tem 272 páginas e não foca no minimalismo em relação aos objetos, mas em como tomarmos decisões mais inteligentes para fazermos mais com menos.
MENOS É MAIS é o sexto livro da minha lista de melhores livro sobre minimalismo.
Best-seller nos Estados Unidos, o livro Menos é mais é um guia divertido que revelar os segredos de uma vida com menos consumo e mais plenitude. Na primeira parte do livro, Francine Jay discute os benefícios de viver com menos. Por que arrumar a casa pode ser um desafio para a maioria das pessoas? Porque a maioria das pessoas estão com suas casas lotadas de coisas, pois entendem que para serem felizes precisam de mais coisas para viverem. Francine sugere que o caminho é perceber que precisamos de muito menos objetos do que a indústria da propaganda nos faz acreditar.
Algo de diferente esse livro são as dicas da autora de como envolver a família inteira no estilo de vida minimalista, incluindo formas de fazer com que todos mantenham os novos hábitos, para que sua casa seja cada vez mais arrumada e sua vida muito mais serena!
Aqui em casa eu dei esse livro de presente para Patrícia em 2018, e o restante da história quem segue o canal já sabe. Mas se você não sabe, assista o vídeo “Como nos tornamos minimalistas“. Este livro tem 216 páginas e é muito gosto e divertido de ler.
O SÉTIMO LIVRO da lista é Mente Minimalista, de Gianini Ferreira
Esse livro é muito especial para mim. Já sabe qual que é? Isso mesmo, o livro Mente Minimalista. Mas aí você me diz: Gianini, esse não vale, pois foi você que escreveu. Então eu lhe respondo, vale sim porque eu também sou leitor do meu livro. E essa não só a minha opinião. Visite alguns blogs especializados e leia o que estão dizendo. Mas só valem as matérias de outubro de 2020 para cá, quando o livro foi lançado. E depois leia os comentários do livro na Amazon, com 95% de aprovação. E você que é seguidor e leitor do meu livro deixe o seu depoimento nos comentários para não me deixar sozinho nessa.
Eu abro o livro Mente Minimalista com as seguintes perguntas:
O que te faz feliz? Como você quer viver o restante da sua vida?
Vivemos atualmente no pico da sobrecarga, assoberbados de coisas, informações e afazeres. Inflamos as nossas vidas e o planeta com nosso estilo de vida, explorando os recursos naturais de forma irresponsável e desequilibrada para sustentar um modelo que, há anos, vêm mostrando sinais de que está às portas de um colapso.
Conscientes ou não, são as escolhas do presente, as pequenas e as grandes, que moldam nosso futuro. Como você está se sentindo neste momento? Será que você está perto ou ultrapassou seu limite? Como está a sua saúde física e mental? Você está feliz? Afinal, o que está demais na sua vida? Quais áreas da sua vida você gostaria de simplificar?
O meu livro tem 192 páginas, é de fácil leitura e traz várias perguntas de reflexão e exercício para pôr a mente para funcionar e a mão na massa para praticar.
O OITAVO LIVRO DA MINHA lista é Minimalismo Digital, de Cal Newport
O livro toca em um tema contemporâneo e urgente, o impacto da tecnologia e das redes sociais em nossas vidas. O autor diz o seguinte:
Se o “minimalismo é a arte de saber o que é suficiente, no minimalismo digital precisamos saber o quanto de tempo é o suficiente no uso da tecnologia e nas redes sociais”
E você sabe me dizer o que seria um Minimalista Digital? Me apoiando nas ideias do autor, minimalistas digitais:
São pessoas tranquilas que conseguem ter longas conversas sem olharem para o celular:
- São pessoas que preferem investir o tempo em bom livro, em um projeto de carpintaria ou em uma corrida matinal sem pressa.
- E que decidiu se desconectar e viver menos tempo no mundo virtual para se conectar e viver mais tempo no mundo real.
- Minimalistas digitais selecionaram poucas redes sociais que realmente precisam e saíram das redes sociais que não geram valor.
- Minimalistas digitais são pessoas que se divertem-se com amigos e familiares sem o desejo obsessivo de tirar dezenas de fotos e selfies.
Minimalismo digital um livro muito sério e fundamentado, que traz várias dicas para passarmos mais tempo atentos ao que importa. Porém, não é de fácil leitura, pois tem muito conteúdo. São 304 páginas para serem digeridas com calma.
O NONO LIVRO da lista é “Quanto Menos, Melhor” de Leo Babauta.
Entre os escritores que cito neste livro, Babauta é o pioneiro na arte de escrever sobre minimalismo com um estilo de escrita minimalista. Ele tem o dom de transmitir a essência de uma ideia em poucas palavras sem perder a profundidade. O estilo de escrita de Leo Babauta é a minha meta pessoal como escritor.
O livro “Quanto menos, melhor”, é um guia essencial para todos aqueles que têm a sensação de que estão sendo esmagados pelo peso dos compromissos e das responsabilidades que assumiram ao longo dos anos. Repleto de dicas práticas, este livro ensina passo a passo como organizar a rotina de casa e do trabalho.
O livro “Quanto Menos, Melhor” tem 144 páginas e é um valioso manual de instruções da vida diária, com estratégias simples para gerenciar as tarefas de casa e do trabalho e adotar hábitos alimentares saudáveis. Além de tudo isso, a maior contribuição do método do autor foi me ajudar a parar de procrastinar.
E para quem reclama que é difícil ou impossível ser minimalista com filhos, adivinha quanto filhos Leo Babauta tem? Um, dois, três, quatro. Leo Babauta tem 6 filhos e é a prova viva que filhos não podem se tornar empecilhos para mudança que primeiro temos que fazer em nós.
O DÉCIMO LIVRO é Simplicidade Voluntária, do autor Duane Elgin.
O livro é para quem busca um Estilo De Vida Exteriormente Simples, mas Interiormente Rico.
Simplicidade Voluntária não fala de uma vida de privações, é um livro sobre uma vida em equilíbrio, que busca a integração dos aspectos interior e exterior, material e espiritual, pessoal e social. O autor destaca as mudanças que um número cada vez maior de pessoas está realizando na vida diária. Adotando os princípios da simplicidade voluntária e consumo consciente.
Como o próprio título diz, Simplicidade Voluntária reforça que o estilo de minimalista não é algo involuntário ou forçado, porque a base para alguém se tornar minimalista é a intencionalidade. O livro tem 208 páginas, mas entre nós, na minha opinião há excesso de relatos de transformação, então eu sugiro leia aqueles que despertarem a sua atenção, pule os outros e concentre-se na essência do livro.
Vamos aos critérios para você escolher qual livro ler:
1 – Escolha o livro que mais atenderá a sua necessidade nesse momento.
2 – Comece pelo livro que achou mais fácil.
3 – Leia um livro diferente o que já leu para ampliar a visão sobre minimalismo.
Dicas para montar o seu plano de estudo:
Em coerência com o minimalismo, use essas dicas:
1- Compre um livro de cada vez, e se conseguir emprestado, melhor.
2- Não leia outros livros até concluir a leitura.
3- Faça anotações e escolha por onde começar a aplicar.
4 – Pratique um hábito minimalista por vez.
E para reforçar a sua busca por conhecimento, recomendo que você assista esse vídeo com as 7 objeções mais comuns ao minimalismo.
Se gostou dessa matéria, compartilhe-a!
Fique com Deus,
Gianini